sexta-feira, 24 de maio de 2013

Como é formada a CELULOSE??

Bom dia, leitores. Vamos descobrir hoje como é sintetizada a celoluse??

A celulose é um biopolímero bastante frequente no mundo, estima-se que sua produção esteja entorno de 10 a potência 14 toneladas por ano. Plantas verdes, fungos, protozoários, e seres procariontes são produtores dessa molécula de carboidrato, que se caracteriza por ser constituída por unidades de β-D-glicopiranose unidas por ligações glicosídicas β-(1→4).

Figura 1 - Exibição da ligação glicosídica da molécula de celulose.

Como essencialmente essa estrutura é formada por moléculas de glicose unidas como demonstra a imagem acima, necessariamente seu processo de síntese exige um fornecedor de glicose, o qual será a glicose uridina difosfato (UDPG), e posteriormente, cada glicose se uniná através de ligações β-1,4-glicosídicas e também por meio de ligações de hidrogênio intra e intermoleculares.

Figura 2 - Estrutura linear da celulose. As linhas pontilhadas esquematizam as ligações de hidrogênio possíveis.

A síntese de celulose, obrigatoriamente, ocorre no citoplasma detentor dessas características: baixo teor de íons de cálcio e alto teor de magnésio, presença de glicose uridina difosfato (UDPG) e pH 7,2. Fora do citoplasma não é possível sintetizar essa macromolécula pois o meio é desfavorável a sua formação: alto teor de cálcio, baixo teor de magnésio, ausência de UDPG e pH 5,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário