quarta-feira, 22 de maio de 2013

Boa noite a todos !!
O tema da semana como todos já devem saber é celulose.
Abordarei algumas curiosidades sobre ela.

Celulose de cana com propriedades medicinais


As possibilidades do uso do bagaço de cana-de-açúcar se ampliam. Uma das mais recentes é uma fibra têxtil com propriedades medicinais elaborada com a celulose desse resíduo e quitosana, um polímero produzido a partir da quitina, uma substância extraída da carapaça de caranguejo, camarão, lagosta e outros crustáceos. Essa combinação resultou numa fibra para uso em curativos com propriedades cicatrizante, fungicida e bactericida, além de apresentar conforto e resistência.

Pesquisadores querem criar uma fibra têxtil tecnológica e, a partir dela, construir tecidos para fabricação de bandagens e vestuário para portadores de deficiência física, como paraplégicos, idosos com baixa mobilidade e pacientes que ficam muito tempo no leito e estão sujeitos ao desenvolvimento de úlceras de pressão na superfície da pele. Como a  fibra age na cicatrização e combate a bactérias e fungos, talvez nem todos os pacientes precisem, no futuro, usar pomadas ou fazer curativos nos ferimentos. Segundo os  pesquisadores, embora boa parte do bagaço e da palha da cana seja queimada para geração de energia elétrica, ainda resta um excedente que poderá ser transformado nessa fibra têxtil especial.

A intenção dos pesquisadores é que exista interesse das empresas tanto do setor têxtil quanto farmacêutico para desenvolver a tecnologia.


Espero que tenham gostado.
Boa noite !

Por: Karinny Diógenes


Fontes: Google.imagem
Blog Ciência agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário