terça-feira, 23 de abril de 2013


Olá Blogueiros, Membros, seguidores, visitantes... Enfim, leitores. Tô de volta. Mais uma semana de postagens e o assunto desta é GLICOSE! Venho trazendo pra vocês hoje algumas informações importantes sobre esse monossacarídeo. Leiam:

Alimentando-se “dietamente”

Emagrecer sempre foi um obstáculo a ser superado por muitos, que julgam a necessidade de fome como fator primordial para essa meta, porém o que essa maioria não sabe é que é possível emagrecer e ter qualidade de vida, sem que a nossa saciedade seja perturbada. Várias soluções foram dadas a essa questão, não tão diferente, apresento-lhe uma de fácil realização, mas para que ela proceda é preciso termos em mente alguns conceitos básicos, dentre eles o da glicose.
A Glicose é um monossacarídeo, como já foi dito acima, e na biologia é o carboidrato mais importante. Em termo de nomenclatura também pode ser chamada de glucose, dextrose, e para a IUPAC, D-glucose. Esta molécula é usada como fonte de energia e sua regulação é feita pelo pâncreas. Este órgão libera insulina e esta tem a função de transportar a glicose para dentro das células.


Tendo em vista isso, podemos começar a discutir o assunto. Em primeiro lugar, a escolha dos alimentos faz toda a diferença para alcançarmos uma dieta saudável, tendo em vista que eles são os principais responsáveis pelo aumento do Índice Glicêmico (IG) sanguíneo. Alimentos como o mel, a pizza, a batata e os doces em geral, possuem um alto IG, e por isso devem ser evitados ou consumidos em pequenas quantidades. Em razão disso indico ao consumidor um uso controlado destes, devido a sua rápida transformação em açúcar no nosso sangue, levando a uma maior estocagem de gordura corporal.


Em contrapartida também existem alimentos com baixo IG, tais como o leite e o macarrão integral, o amendoim, a maçã e a ameixa, que devem ser incluídos em dietas semanais, sabendo que o açúcar destes chegará mais lentamente ao sangue, diminuindo a sensação de fome.

Abaixo uma dica de DIETA a ser seguida:

Café da manhã 
- 1 xícara de chá de camomila com canela + 2 ovos mexidos + 2 fatias de pão integral tostado + 1 banana (ou maçã).

Lanche da manhã 
- 1 porção de amendoim (ou 1 iogurte desnatado).

Almoço 

- Salada de alface americana com tomate, palmito e azeitonas (temperar com azeite, limão e vinagre balsâmico) + 1 coxa de frango (sem pele) ensopada + 7 colheres (sopa) de arroz parborilizado + 1 concha média de feijão (ou outro grão) + 1 maçã vermelha.

Lanche da tarde 
- 1 xícara pequena de café com adoçante + 1 barra de cereal + 15 amêndoas [ou 1 iogurte desnatado + 2 colheres (sopa) de castanha de caju].

Jantar 
- Salada de alface, ovo cozido, azeitona, orégano e tomate + 1 prato fundo de sopa de feijão com cenoura, abobrinha e chuchu ralados + 1 colher (sopa) de azeite extravirgem + 1 gelatina diet com maçã picadinha (ou 1 taça de melão picado).


Espero que tenham gostado. Continuem visitando nosso blog e votem na nossa enquete.
Bjuuu!

Por: Alyne Santiago.


Referências Bibliográficas:







*Google Imagens

2 comentários:

  1. Legal. Acho que vocês poderiam colocar a dica de DIETA, porém apresentando a fonte com preferência a uma referência de nutricionista, já que não é área da competência farmacêutica. E evidente, daria mais confiabilidade a informação. No mais, você estão seguindo uma ordem bem coerente de assuntos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Ok professor, obrigado pela dica. Inclusive a gente já falou com uma nutricionista pra fazermos algumas perguntas a ela, incluindo a do Elivando.

    ResponderExcluir