terça-feira, 30 de abril de 2013


Olá Blogueiros, como já devem ter percebido, essa é a semana da sacarose aqui no nosso blog, então trago hoje para vocês sua classificação e uma típica curiosidade sobre o consumo deste açúcar.

CLASSIFICAÇÃO DA SACAROSE


Hoje falaremos do nosso “açúcar de mesa”, cientificamente conhecido como sacarose. Este glicídio é formado por uma molécula de glicose associada a uma de frutose, portanto um dissacarídeo. 
Este dissacarídeo pode ser encontrado em abundância na beterraba e na cana-de-açúcar. Sendo que esta última é a principal e mais comum fonte de obtenção deste açúcar, um sólido cristalino em temperatura ambiente.




O Brasil é um dos países que mais consome refrigerantes no mundo. Os refrigerantes são bebidas industrializadas que levam em sua composição uma quantidade considerável de açúcar (sacarose), e vale ressaltar que em meados do século XVI a fabricação destes era exclusivamente farmacêutica devido a seus conhecimentos químicos e medicinais.

Sabe-se que uma coisa é certa: o valor calórico dos refrigerantes é alto, devido ao alto teor de açúcar presente neles. Mas você já se perguntou o quanto realmente consome de açúcar em uma garrafinha de refrigerante? Não? Então fica aí a dica de um vídeo como resposta a pergunta acima.



Espero que tenham gostado da postagem de hoje. Beijoo :* e bons estudos!.


Por: Alyne Santiago.


Fontes Bibliográficas:








* CASTRO, P. W. J. ; SILVA, M. O. Biologia da educação. 1. Ed. Fortaleza – Ceará: UVA, 2000.




Nenhum comentário:

Postar um comentário