sexta-feira, 31 de maio de 2013

Síntese da Frutose

Boa noite!
Huum... Você já pensou como podemos obter uma molécula de frutose?

A frutose pode ser obtida a partir da glicose por meio de isomerases, as quais são enzimas que catalizam reações de mudança intramoleculares, por exemplo, a enzima glicose isomerase, de origem microbiana, cataliza a conversão de glicose em frutose, in vitro, assim como a transformação de xilose a xilulose, in vivo.


Íons cobre, zinco, níquel, mercúrio e prata, além de moléculas como o xilitol, arabinol, manitol e sorbitol podem inibir a ação da glicose isomerase. Em contrapartida, íons divalentes, como Mg2+ e Co2+ são capazes de estimular a atividade máxima dessa enzima.
A isomerização de glicose a frutose pode ser realizada tanto química, quanto enzimaticamente.
A isomerização química exige elevadas temperaturas para que ocorra a reação, porém além de sintetizar frutose, outros açúcares também são formados, sendo o rendimento desse carboidrato aproximado a 40%.
Diferentemente, a isomerização enzimática é específica para formação de frutose, ou seja, não há síntese de subprodutos. No entanto, existe um fator limitante do rendimento, o caráter reversível da reação, o equilíbrio químico presente nesse sistema. Apresentando, assim, um rendimento próximo ao da isomerização química.

Por: Cynthia Garantizado 

Referência

3 comentários:

  1. Você saberia e dizer qual é a velocidade específica máxima de consumo do substrato (glicose), em função da concentração de enzina utilizada, nesse processo?

    ResponderExcluir