quinta-feira, 30 de maio de 2013

Olá pessoa hoje eu vou falar um pouco mais sobre a frutose, como nossa colega karinny falou sobre seus benefícios irei lhes apresentar seus malefícios para termos um esquilíbrio no consumo de carboidrato.

A frutose é o monossacarídeo predominante em várias frutas como:





Por isso, seu nome vem da palavra latina fructus, já que as frutas são uma importante fonte de frutose. Esse açúcar também pode ser encontrado em outros tipos de alimentos, como leguminosas (soja, ervilha, lentilha, e feijão) e outros vegetais (repolho, cebola, alho, entre outros.

 Outra importante e conhecida fonte desse açúcar é o mel feito do néctar das plantas, o qual fornece maior concentração de frutose (aproximadamente 42,4% do peso total do alimento contém frutose na forma livre), sendo considerado um adoçante natural.  












Se você tem um monte de frutose na dieta, ela só tem um lugar para ir: seu fígado. Se os níveis de glicogênio do seu fígado estão cheios, neste caso todas as horas do dia, exceto antes de você tomar seu café da manhã, todo esse excesso de frutose é transformado em gordura.

Como o seu fígado não quer armazenar essa nova gordura, ela é transportada para outras partes do corpo, como a sua barriga ou cintura.

Além disso, o aumento do consumo de frutose tem induzido a certas patologias como a síndrome metabólica ( obesidade, hipertensão, hipertrigliceridemia, dislipidemia), diabetes, resistência à insulina, inflamação, alterações renais, hiperuricemia, estresse oxidativo, e ganho de gordura visceral.



Bom pessoal, com isso, o melhor mesmo é não exagerar no consumo desse carboidrato, pois seus malefícios são bem ruins par nossa vida. Boa noite e até a próxima!


POR: José Carlos Barros de Queiroz

FONTE:

  1. Livro de Bioquímica - Lehninger 3ª edição
  2. Livro de Nutrição - Saúde e Comunidade 2ª edição
  3. Livro de Alimentos - Saúde e Comunidade 2ª edição 








2 comentários: