terça-feira, 28 de maio de 2013

Classificação da Frutose

page  frutose.jpg
Olá blogueiros, hoje vou falar da classificação da Frutose, já esta semana é destinada à esse carboidrato.

A frutose é um carboidrato classificado como monossacarídeo. É também conhecida como açúcar das frutas sendo encontrada nestas e também no mel, cereais e vegetais. É mais doce que a sacarose (assunto já comentado aqui no blog) que é o açúcar refinado proveniente da cana de açúcar e da beterraba.




Os monossacarídeos, são moléculas simples, sendo os mais comuns a glicose e a frutose (levulose). Estudos revelaram que os açúcares simples, os monossacarídeos, têm-se mostrado problemáticos para a saúde humana. O açúcar da cana-de-açúcar, tão popular no Brasil, cujo nome específico é sacarose, quando digerido, se transforma em glicose e frutose. Já está estabelecido que o excesso de glicose não é bom, mas o que alguns estudos estão demonstrando nos últimos anos é que o excesso de frutose é pior. Após a absorção desses açúcares pelo intestino, a frutose é metabolizada no fígado primeiro que a glicose. A partir desse momento, quando ocorre excesso de frutose, desenvolve-se uma situação metabólica anormal chamada de resistência à insulina.

Resistência a insulina? O que é isso?

É quando a insulina circulante no sangue não exerce sua atividade plena (quebra da glicose).


Pelo fato da frutose ter um potencial poder adoçante (sendo considerado o mais doce dos açúcares), as indústrias alimentícias vêm utilizando esse nutriente com a função de aumentar a palatabilidade dos alimentos. Dessa forma, a frutose vem sendo adicionada em doces, bebidas e frutas industrializadas.

Por: Alyne Santiago.



Referências bibliográficas:

http://www.anutricionista.com/frutose.html

http://drauziovarella.com.br/diabetes/frutose-%E2%80%93-o-doce-vilao-ii/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frutose

Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário