segunda-feira, 20 de maio de 2013



Boa Noite!!
Esta semana iremos falar sobre o Carboidrato Celulose.Hoje mostraremos informações importantes sobre a sua estrutura.


Celulose



Fórmula química (C6H10O5), sendo no mínimo  n = 200.




Constituído por moléculas de D-glucose unidas por ligações b (beta)glicosídicas que são unidas por pontes de hidrogênio, e as macromoléculas de celulose estabelecem entre si ligações glicosídicas, um tipo de ligação covalente que resulta da reação de condensação (reação em que duas moléculas se unem para formar uma única) entre duas moléculas de carboidratos.




 A ligação glicosídica é responsável pela estrutura espacial linear da molécula de celulose, o que forma fibras insolúveis, impedindo a solubilidade em água e dificultando a degradação das mesmas.




A ligação glicosídica é responsável pela estrutura espacial linear da molécula de celulose, o que forma fibras insolúveis, impedindo a solubilidade em água e dificultando a degradação das mesmas.



A celulose microcristalina (CMC) é uma celulose purificada e parcialmente despolimerizada, preparada pelo tratamento de celulose de alta qualidade com ácido clorídrico a ponto de diminuir o grau de polimerização. A CMC se apresenta na forma de pó cristalino, branco e sem cheiro. Consiste de partículas escorregadias e não fibrosas que podem ser comprimidas a formar pastilhas, as quais se desintegram rapidamente em água .A CMC é insolúvel em água, em meios ácidos ou básicos e em solventes orgânicos comuns.





Você sabia???

Que na indústria farmacêutica, a CMC é usada como agente de empastilhamento, devido sua estabilidade frente à maioria dos fármacos, garantindo a rápida entrega do fármaco. Quando apropriadamente dispersa em água forma géis coloidais estáveis bem como dispersões. É ainda utilizada na preparação de suspensões sólidas e cremosas em produtos farmacêuticos e cosméticos. Na indústria alimentícia, é utilizada na preparação de sorvetes lights, condimentos, e produtos como maionese. Não obstante, é empregada como estabilizante em “espumas”, comestíveis ou não, sobremesas com
baixo teor de gordura e óleo. É amplamente utilizada em agentes para dietas por ser não-calórico e não-nutritivo.









Fonte:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422009000300007&script=sci_arttext

http://biq.iqm.unicamp.br/arquivos/teses/vtls000411566.pdf


Por:
Nayse Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário