segunda-feira, 15 de abril de 2013

Estrutura dos Carboidratos.




Olá!!
Boa Noite!

Hoje descreveremos sobre as Estruturas dos Carboidratos. Abaixo constam informações importantes para o seu conhecimento.




O que são Carboidratos?
Carboidratos são poliidroxialdeí­dos ou poliidroxicetonas ou substâncias que liberam tais compos­tos por hidrólise. O termo sacarídeo é derivado do grego sakcharonque significa açúcar. O ter­mo carboidratos denota hidratos de carbono, designação oriunda da fór­mula geral (CH2O)n apresentada pela maioria dessas moléculas.


Monossacarídeos
Obedecem à fórmula básica Cn(H2O)n .Assim de acordo o valor de n que varia de 3 a 7, temos os seguintes tipos de monossacarídeos:

N° de carbonos
Nome
Fórmula
3
Triose
C3H6O3

4
Tretose
C4H8O4

5
Pentose
C5H10O5

6
Hexoses
C6H12O6

7
Heptoses
C7H14O7


Aldose:Grupo carbonila encontra-se na extremidade da cadeia.
Cetose: Grupo carbonila em outra posição.


Figura 1: mostra a glicose e a fru­tose, são formados por 6 átomos de carbonos,possuem 5 grupos de hidroxila.São os dois monossacarídeos mais abundantes na natureza. Suas estru­turas são configuradas por uma cadeia carbônica não ramificada, na qual um dos átomos de carbono é unido por meio de uma dupla ligação a um átomo de oxigênio, constituindo assim um gru­po carbonila. O restante dos átomos de carbono possui um grupo hidroxila (daí a denominação depoliidroxi).

Exemplos de Monossacarídeos

Oligossacarídeos
Os mais comuns são os dissacarídeos.

Figura 2 : Moléculas de lactose (A) e sacarose (B).


Polissacarídeos
 Os polissacarídeos podem ser compostos dois ou vários monossacarídeos diferentes, ligados entre si em cadeias lineares ou ramificadas de comprimento variado.


Exemplo de Polissacarídeo:











Figura 4: Representação da cadeia de amilose (A) e amilopectina (B). A amilopectina apresenta pontos de ramificação com ligações glicosídicas (α1→ 6).








Enfim, espero que este material tenha sido bem proveitoso para seu aprendizado.
Desejo à todos um Bom Estudo!

Postado por: Nayse Lima



Referências Bibliográficas:






Nenhum comentário:

Postar um comentário