terça-feira, 30 de abril de 2013


Olá Blogueiros, como já devem ter percebido, essa é a semana da sacarose aqui no nosso blog, então trago hoje para vocês sua classificação e uma típica curiosidade sobre o consumo deste açúcar.

CLASSIFICAÇÃO DA SACAROSE


Hoje falaremos do nosso “açúcar de mesa”, cientificamente conhecido como sacarose. Este glicídio é formado por uma molécula de glicose associada a uma de frutose, portanto um dissacarídeo. 
Este dissacarídeo pode ser encontrado em abundância na beterraba e na cana-de-açúcar. Sendo que esta última é a principal e mais comum fonte de obtenção deste açúcar, um sólido cristalino em temperatura ambiente.




O Brasil é um dos países que mais consome refrigerantes no mundo. Os refrigerantes são bebidas industrializadas que levam em sua composição uma quantidade considerável de açúcar (sacarose), e vale ressaltar que em meados do século XVI a fabricação destes era exclusivamente farmacêutica devido a seus conhecimentos químicos e medicinais.

Sabe-se que uma coisa é certa: o valor calórico dos refrigerantes é alto, devido ao alto teor de açúcar presente neles. Mas você já se perguntou o quanto realmente consome de açúcar em uma garrafinha de refrigerante? Não? Então fica aí a dica de um vídeo como resposta a pergunta acima.



Espero que tenham gostado da postagem de hoje. Beijoo :* e bons estudos!.


Por: Alyne Santiago.


Fontes Bibliográficas:








* CASTRO, P. W. J. ; SILVA, M. O. Biologia da educação. 1. Ed. Fortaleza – Ceará: UVA, 2000.




segunda-feira, 29 de abril de 2013


Boa Noite!!

Olá!!
Nesta semana iremos falar sobre outro Carboidrato muito importante chamado: Sacarose.
Conheça hoje ,um pouco mais sobre a estrutura deste Carboidrato.





Sacarose
Sacarose

A fórmula química da sacarose é C12H22O11.
Seu nome oficial é a-D-glucopyranosyl-b-D-fructofranoside







É formada através da condensação da glicose e da frutose, conforme mostrado na figura abaixo. A condensação é a união desses compostos com a perda de uma molécula de água.






Sacarose




 A figura mostra o modelo 3d da molécula de sacarose.














Abaixo a figura mostra a síntese de hidrólise da sacarose ,essa reação ocorre em meio ácido (H+) ou pela enzima denominada invertase.









Curiosidade!!!

Esse açúcar invertido é muito usado em indústrias de doces, pois a sacarose tem um sabor muito mais adocicado que o açúcar comum. Assim, eles hidrolisam a sacarose e gastam menos açúcar.Além disso, em chocolates com recheio líquido ou pastoso, o recheio ainda sólido é misturado com sacarose ,água e invertase e depois se coloca a cobertura ,com ele ainda solido . Até ao consumidor , a sacarose já reagiu e ,como a frutose e a glicose são mais solúveis na água do que a sacarose, o recheio passa a ser líquido.





Enfim, este foi apenas um resumo da estrutura do carboidrato Sacarose.
Continue acompanhando o nosso blog!!!
Bons estudos!!!



Fonte:
Google imagens
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/sacarose-ou-acucar-comum.htm



                 
Por: Nayse Lima 





sexta-feira, 26 de abril de 2013

Síntese da Glicose

Boa Noite! Hoje vamos comentar um pouco sobre a biossíntese da glicose.
Essa importante substância é uma das principais fontes de energia dos organismos vivos. A transformação completa da glicose em dióxido de carbono e água é capaz de liberar 2.840KJ/mol! Os tecidos e orgãos humanos utilizam em seu metabolismo a glicose presente no sangue, sendo esta a fonte primordial de combustível para os processos realizados. Estima-se que apenas o cérebro requeira em média 120g de glicose por dia, ou seja, mais da metade de toda glicose estocada como glicogênio nos músculos e no fígado. Então, para que esse combustível não se esgote durante o período entre as refeições ou após exercício físico intenso, os organismos sintetizam glicose a partir de precursores que não são carboidratos, mas que possuem em sua estrutura pelo menos três carbonos, como o lactato,


o piruvato
 

e o glicerol,



além de alguns aminoácidos, denominamos esse processo como GLICONEOGÊNESE. O fígado é o local onde ocorre essa síntese, porém o córtex renal e as células epiteliais do intestino delgado também são capazes de realizá-la.
Nessa tabela podemos encontrar a sequência de reações da gliconeogênese obtida através da via do piruvato:

E aqui, um vídeo educativo sobre a origem da glicose na natureza:



Então, até a próxima...

Por: Cynthia Garantizado

Referências:
Google imagens.
www.youtube.com.
Princípios de Bioquímica de Lehninger. Autores: Nelson & Cox

quinta-feira, 25 de abril de 2013

          
        Olá galera, boa tarde, estamos aqui para mais uma aula sobre carboidratos e continuaremos a explicar um pouco mais sobre a:
 
       
        Todos sabemos que a glicose possui seus riscos e beneficios, pois é  apartir dessa molécula que adquirimos a eneria necessária para realizar todas as reações do nosso corpo.
        Podemos encontrar glicose em:


 
 
        
        A glicose nos fornece eneria para:
 



 
 
FIQUE DE OLHO
 
        A diabetes é uma das doenças ligadas diretamente a quantidade de glicose no sangue. quando o organismo produz pouca insulina ou uma quantidade que não é capaz de tranformar toda a glicose consumida em energia, a pessoa passa a sofrer por ter tanta glicose no sangue, perdendo entre outras coisas a energia e a vitalidade para realizar as atividade do dia-a-dia. 
 
        A falta de glicose no sangue também é um problema e precisa ser controlada, Já houviu falar em hipoglicemia? É quando o organismo precisa de mais carboidratos para tranformá-los em glicose
        Quem sofre com esse disturbio, pode ter desmaios constantes tendo que repor contantemente com alimentos ricos en carboidratos. Mais tudo isso precisa ser acompanhado por um médico, assim voce vai ter as recomendacões certas para o seu caso.
      
 
FICA A DICA...
 
        Quem está interessado em perder peso deve optar por alimentos com menos glicose como:
 


 
 

        Bom galera, por hoje é só até a próxima e bons estudos.
 
            POR: José Carlos
 
 
            Fontes:
  • Livro de Bioquímica - lehninger 3° edição
  • Livro de Nutrição - Saúde e comunidade 2ª edição
  • Livro Alimentos - Um estudo Abrangente
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                                                                 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Bom dia queridos leitores !!! Essa semana estamos abordando como tema, a Glicose. Já vimos o que é glicose,sua estrutura química,e muitas outras coisas.
Hoje iremos falar de um alimento muito importante, e veremos muitas curiosidades sobre ele.

Batata doce

A Batata doce é um alimento rico em carboidratos, cálcio, fibras, vitamina A,vitaminaC,vitamina B1,vitamina B5, e minerais.
A vitamina A é importantícima para a visão. A vitamina C é um excelente antioxidante,evita infecções e auxilia no crescimento. As vitaminas B1 e B5 evitam problemas de pele e ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo. As fibras ajudam no bom funcionamento do intestino e os minerais contribuem para a formação de ossos e dentes.  
A batata doce vêm sendo citada como um excelente alimento para quem pratica exercícios físicos. Devido a sua grande quantidade de carboidratos,fornecendo bastante energia e garantindo muita disposição. Além disso a batata doce aprecenta um baixo índice glicêmico, o que garante uma liberação gradativa de energia  no organismo,mantendo disposição por mais tempo.
O índice glicêmico (IG) é a velocidade em que a glicemia aumenta no sangue,ou seja, quanto maior IG de um alimento, mais rápido ele é absorvido e transformado em glicose,elevando a glicemia (índice de glicose no sangue). Então alimentos com baixo IG são ótimos para serem consumidos antes de exercícios físicos.
  • Você sabia que a BATATA DOCE é ótima para quem quer emagrecer ????
SIM !!! Como a batata doce é rica em fibras , ela garante mais saciedade após as refeições,contribuindo para a manutenção de uma dieta.
  • A Batata doce pode ser ingerido por quem tem diabetes ????
SIM !!! Apesar de DOCE no nome, a batata doce pode ser consumida por diabéticos, devido ao seu baixo IG. Lembrando que, ela é rica em carboidratos e deve ser ingerida com atenção, sem exageros !!!
O importante mesmo é não exagerar e está sempre controlando a glicemia.

  • Segue abaixo uma receita deliciosa feita com batata doce:
"BATATA DOCE COM RICOTA" 
 
Ingredientes
  • 3 batatas doces médias;
  • 3 tomates picados sem casca e sem semente;
  • 200g de ricota;
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 2 colheres de sopa de salsinha;
  • sal a gosto.
Modo de preparo 
 
  • Cozinhe as batatas doces inteiras e com casca, por cerca de 40 minutos ou até ficarem macias;
  • Descasque e corte em rodelas;
  • Distribuas as rodelas em uma bandeija ligeiramente untada com azeite;
  • Coloque um pouco de tomate sobre cada rodela;
  • Salpique a salsinha e um pouco de sal sobre as rodelas;
  • Regue com azeite que restar, e finalmente coloque a ricota por cima;
  • Leve ao forno médio por 15 minutos;
  • E depois é só servir.
Esta receita rende 6 porções.
 
Bom, espero que tendo gostado e aprendido um pouco sobre a batata doce. Tenham um ótimo dia !!!

Por: Karinny Diógenes.

Referências : Yahoo.mulher
Google imagem
   
 
   
      

terça-feira, 23 de abril de 2013


Olá Blogueiros, Membros, seguidores, visitantes... Enfim, leitores. Tô de volta. Mais uma semana de postagens e o assunto desta é GLICOSE! Venho trazendo pra vocês hoje algumas informações importantes sobre esse monossacarídeo. Leiam:

Alimentando-se “dietamente”

Emagrecer sempre foi um obstáculo a ser superado por muitos, que julgam a necessidade de fome como fator primordial para essa meta, porém o que essa maioria não sabe é que é possível emagrecer e ter qualidade de vida, sem que a nossa saciedade seja perturbada. Várias soluções foram dadas a essa questão, não tão diferente, apresento-lhe uma de fácil realização, mas para que ela proceda é preciso termos em mente alguns conceitos básicos, dentre eles o da glicose.
A Glicose é um monossacarídeo, como já foi dito acima, e na biologia é o carboidrato mais importante. Em termo de nomenclatura também pode ser chamada de glucose, dextrose, e para a IUPAC, D-glucose. Esta molécula é usada como fonte de energia e sua regulação é feita pelo pâncreas. Este órgão libera insulina e esta tem a função de transportar a glicose para dentro das células.


Tendo em vista isso, podemos começar a discutir o assunto. Em primeiro lugar, a escolha dos alimentos faz toda a diferença para alcançarmos uma dieta saudável, tendo em vista que eles são os principais responsáveis pelo aumento do Índice Glicêmico (IG) sanguíneo. Alimentos como o mel, a pizza, a batata e os doces em geral, possuem um alto IG, e por isso devem ser evitados ou consumidos em pequenas quantidades. Em razão disso indico ao consumidor um uso controlado destes, devido a sua rápida transformação em açúcar no nosso sangue, levando a uma maior estocagem de gordura corporal.


Em contrapartida também existem alimentos com baixo IG, tais como o leite e o macarrão integral, o amendoim, a maçã e a ameixa, que devem ser incluídos em dietas semanais, sabendo que o açúcar destes chegará mais lentamente ao sangue, diminuindo a sensação de fome.

Abaixo uma dica de DIETA a ser seguida:

Café da manhã 
- 1 xícara de chá de camomila com canela + 2 ovos mexidos + 2 fatias de pão integral tostado + 1 banana (ou maçã).

Lanche da manhã 
- 1 porção de amendoim (ou 1 iogurte desnatado).

Almoço 

- Salada de alface americana com tomate, palmito e azeitonas (temperar com azeite, limão e vinagre balsâmico) + 1 coxa de frango (sem pele) ensopada + 7 colheres (sopa) de arroz parborilizado + 1 concha média de feijão (ou outro grão) + 1 maçã vermelha.

Lanche da tarde 
- 1 xícara pequena de café com adoçante + 1 barra de cereal + 15 amêndoas [ou 1 iogurte desnatado + 2 colheres (sopa) de castanha de caju].

Jantar 
- Salada de alface, ovo cozido, azeitona, orégano e tomate + 1 prato fundo de sopa de feijão com cenoura, abobrinha e chuchu ralados + 1 colher (sopa) de azeite extravirgem + 1 gelatina diet com maçã picadinha (ou 1 taça de melão picado).


Espero que tenham gostado. Continuem visitando nosso blog e votem na nossa enquete.
Bjuuu!

Por: Alyne Santiago.


Referências Bibliográficas:







*Google Imagens

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Boa Noite!

Esta semana iremos falar sobre um carboidrato muito importante chamado GLICOSE.
Abaixo seguem informações muito interessantes sobre a estrutura desse tão importante e conhecido Carboidrato, confira:




Sua estrutura é representada por 6 carbonos e um grupo aldeído.



Como se vê na imagem, a glicose pode se encontrar em dois tipos de forma cíclica.

A estrutura cíclica pura oxida-se dificilmente,mas uma vez que as duas estruturas (linear e cíclica) se encontram num equilíbrio químico, oxida-se a estrutura linear, o equilíbrio desloca-se para formar mais linear. Afinal,toda forma cíclica desaparece.




 Glicose é um dos carboidratos mais importantes pois as células do corpo a usam como fonte de energia pelo clico de Krebs.








A figura mostra a estrutura em 3D da molécula de glicose.











A figura mostra a mudança da posição da hidroxila formando beta-glicose e alfa-glicose, respectivamente.








Pensa que acabou?Que nada é apenas o início,continue acompanhando no decorrer da semana informações importantes sobre Glicose!!!!
E não esqueça de responder nossa enquete ao lado!!!! Ok?


Obrigada!
Bom estudo!!!

Por: Nayse Lima

Fonte:
google imagens
http://www.daanvanalten.nl/quimica/module12/cap0212sacarideos.html











sexta-feira, 19 de abril de 2013

Um pouco sobre a biossíntese dos carboidratos

Olá! Bom dia.
Quer conhecer um pouco sobre a formação dos carboidratos pelos seres vivos? Então, leia!

Todos os organismos vivos são capazes de originar e degradar moléculas fundamentais para sua sobrevivência, a esse fenômeno denominamos metabolismo. Essa atividade fisiológica se utiliza de sistemas multienzimáticos para obter energia química, sintetizada a partir de substâncias do meio ambiente, principalmente da luz proveniente do sol, nesse caso, somente é capaz de realizar a fotossíntese seres clorofilados, tais como: plantas, cianobactérias, alguns protistas e algumas bactérias; e, para converter compostos simples em macromoléculas, sendo esse processo chamado anabolismo e suas reações necessitam de fornecimento de energia em forma de ATP, NADH, NADPH ou FADH2 para ocorrerem, assim como, para a degradação de polímeros em monômeros, em que o processo é denominado catabolismo, que diferentemente do anabolismo, liberam energia nas formas já citadas anteriormente.

Figura 1 - A relação energética entre as vias catabólicas e anabólicas.


Por tratar-se de reações oriundas dos seres vivos, os tipos de reações e seus mecanismos são aqueles explorados na química orgânica, como a formação de acetais, a condensação aldólica e condensação de Claisen (nessa reação há formação de cetona), a fim de sintetizar cadeias de poliidroxialdeído ou poliidroxicetona.
A glicose é o poliidroxialdeído mais comum, apresenta uma estrutura química simples, por isso é base para a formação de diversos glicídios, tais como: lactose, maltose e sacarose. Esse importante carboidrato é adquirido através de substâncias não glicídicas, sendo estas, piruvato, glicerol e aminoácidos; por meio das reações de gliconeogênese que os transformam. Já a reação de glicólise percorre o caminho inverso. 

Figura 2 - Vias opostas da glicólise e da gliconeogênese.

Enfim, ao passar de cada semana, trataremos de um carboidrato específico, de modo que as reações de formação de cada um serão descritas detalhadamente.

Escrito por: Cynthia Garantizado Rêgo

Referências:
http://www2.ufp.pt/~pedros/qo2000/aldeidos.htm
http://www.sonutricao.com.br/conteudo/macronutrientes/
NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5ed. Porto Alegre. Artmed, 2011.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

CARBOIDRATOS NA ANÁLISE DE ALIMENTOS
Olá galera estou aqui para falar um pouco sobre carboidratos na análise de alimentos juntos vamos aprender sobre o que você precisa saber sobre o quanto consumir e seus riscos de consumo em excesso de uma forma simples e fácil!


INTRODUÇÃO
Os carboidratos são macronutrientes essências para a saúde, pois tem a função de oferecer suporte calórico e energético para que o organismo possa executar as funções diárias.

Os carboidratos são encontrados em alimentos hipercalóricos como: Pães, arroz, massas em geral (lasanha, pizza, macarrão, inhame), mandioca, etc. o consumo excessivo de carboidratos leva a vários desequilíbrios orgânicos e aparecimento de doenças como diabetes, obesidade e varias outras patologias.





CUIDADO COM O EXCESSO
Poucas pessoas sabem que o consumo excessivo de carboidratos leva ao aumento da produção de insulina, pois após consumi-los eles vão ser degradados no nosso sistema digestivo e vão restar os monossacarídeos, para esses monossacarídeos entrarem na célula eles vão precisar de um carregador (insulina) que o introduza na célula. Daí, seu excesso faz com que o corpo produza mais insulina, acarretando em um desgaste do pâncreas, podendo haver um aumento no seu tamanho, levando a vários outros malefícios orgânicos no caso na diminuição da produção de serotonina.


CURIOSIDADE
A serotonina é um neurotransmissor essencial para a nossa saúde e qualidade de vida, pois a serotonina é responsável no controle:




SÓ PARA LEMBRAR...
É de suma importância o equilíbrio no consumo do carboidrato, pois seu excesso pode prejudicar o pâncreas, aumentar a produção de insulina, levando a diminuição da produção de serotonina. Baixa taxa de insulina leva a obesidade e a depressão.
Deve-se fazer o consumo de carboidratos, mais em quantidades necessárias e fazer atividades físicas, sem nada de excesso


FICA A DICA
           Dê preferência aos alimentos integrais, pois eles são fontes de carboidratos e mais nutritivos e enriquecidos com sais minerais, vitaminas e fibras e de baixa taxa de índice glicêmico, tendo como resultado manutenção da limpeza dos vasos sanguíneos que protegem o coração de várias patologias, reduz a pressão arterial e a obesidade.
           Fazendo esta substituição o seu corpo agradece, pois ele vai ter suporte calórico, energia necessária com qualidade de vida.
           Aqui fica o meu muito obrigado e espero que possam aprender e se beneficiar com todas essas dicas e informações, um abraço e até a próxima.

                       

                       POR: José Carlos 

 Referências Bibliográficas:



quarta-feira, 17 de abril de 2013

Representantes e função dos carboidratos.

Boa noite queridos leitores !? Hoje falaremos dos representantes dos carboidratos e suas respectivas suas funções.


* Dentre os representantes dos carboidratos podemos destacar:
-Glicose;
-Sacarose;
-Lactose;
-Amido;
-Frutose;

Esses são os principais representantes e mais conhecidos carboidratos .
 Vocês poderão conhecer um pouco da função de cada um deles, logo abaixo.


                                                                   Glicose 

Quem procura por Alimentos ricos em Glicose precisa saber que a glicose não é um elemento que encontramos nos alimentos, mas a transformação do carboidrato em nosso organismo.
Alimentos como doces, arroz, macarrão e outros que contenham carboidrato passam pelo estômago, recebem a insulina e se transformação em glicose. A glicose então passa para a corrente sanguínea e é transformada em energia.
Por isso quando se fala em alimentos ricos em glicose precisamos entender que no caso são alimentos ricos em amido, quanto mais amido ou carboidrato tiver naquele alimento maior será a quantidade de glicose que será transformada pelo organismo.

Função: Produção de energia no organismo.


Sacarose

A sacarose,conhecida comumente como açúcar, é um sólido cristalino à temperatura ambiente, que se dissolve em água e possui sabor doce. A sacarose é encontrada em diversas plantas, principalmente na beterraba e na cana-de-açúcar. 



Por muito tempo, até meados do século XVIII, o açúcar foi considerado artigo de luxo e, por isso, não era usado na alimentação, mas apenas como calmante.

Função: Esse açúcar invertido é muito usado em indústrias de doces, pois a sacarose tem um sabor muito mais adocicado que o açúcar comum. Assim, eles hidrolisam a sacarose e gastam menos açúcar. Além disso, em chocolates com recheio líquido ou pastoso, o recheio ainda sólido é misturado com sacarose, água e invertase e depois se coloca a cobertura, com ele ainda sólido. Até chegar ao consumidor, a sacarose já reagiu e, como a frutose e a glicose são mais solúveis na água do que a sacarose, o recheio passa a ser líquido.
 

Lactose


A lactose é um  açúcar natural que é encontrado no leite. Dando a este alimento um sabor adocicado, do ponto de vista dos nutricionistas.



                                                   

Função: Fornecer energia para as células;
Atua favoravelmente na absorção e utilização intestinal do cálcio presente no leite;
Age em sinergia com o cálcio melhorando sua fixação.




Amido


        O amido é encontrado em sementes, raízes, tubérculos, bulbos e em alguma porcentagem nos caules e nas folhas dos vegetais. Encontra-se em grandes quantidades na batata, pão, arroz, macarrão e cereais. Na digestão o amido é decomposto, por reações de hidrólise, em carboidratos menores, como a glicose, que é a fonte primária de energia para o corpo. Essa hidrólise é efetuada pelas enzimas amilases existentes na saliva e no suco pancreático. A maior parte da nossa necessidade de carboidratos é fornecida por amidos.
O amido é encontrado na forma de grãos nas sementes, caules e raízs de várias plantas como trigo, mandioca,arroz,milho,feijão,entra outras. 


Função:  Fabricação de xaropes e adoçantes;
Liberação controlada de fármacos;
Fabricação de álcool etílico.

Frutose
A frutose é o monossacarídeo predominante em várias frutas, incluindo maçãs, laranjas e melões. Por isso, seu nome é originário da palavra latina fructus, já que as frutas são uma importante fonte de frutose. Esse açúcar também pode ser encontrado em outros tipos de alimentos, como leguminosas (soja, ervilha, lentilha e feijão) e outros vegetais (repolho, cebola, alho, entre outros). Outra importante e conhecida fonte alimentar desse açúcar é o mel feito do néctar das plantas, o qual fornece a maior concentração de frutose (aproximadamente 42,4% do peso total do alimento contém frutose na forma livre), sendo considerado um adoçante natural.


                             

Função: Produção de energia.


*Fontes: Google imagens;
pt.wikipedia.org
www.anutricionista.com
www.dietasgratis.com.br